segunda-feira, 20 de março de 2017

In Up Magazine - TAP Portugal - Março 2017



"Eis uma história curiosa. António Madeira é um luso-descendente de Paris e, apesar de ter obtido o diploma de engenharia numa das mais prestigiadas universidade gaulesas, mandou “tudo às urtigas” e em 2016 estabeleceu-se definitivamente na terra dos pais com o objetivo de fazer os seus vinhos. Começou em 2010 a arrendar pequenas vinhas e a fazer experiências, aplicando o método de Borgonha e uma filosofia simples: muito trabalho na vinha para não ter que corrigir na adega. Atualmente tem 15 pequenas vinhas, muitas delas centenárias: “Nos meus vinhos sente-se o solo, o granito, as ervas aromáticas, as resinas, toda a paisagem da região cabe num copo”. Considera cada cepa como um ser humano, todas são diferentes, por isso as suas parcelas são uma espécie de “museu vivo”. Cada uma é vinificada separadamente, o que implica 15 lagares, 15 cubas e 15 barricas. Tome nota do rótulo: Dão - António Madeira. Primeiro o terroir e depois o nome do produtor, à boa maneira francesa, mas com todos os pergaminhos do bom vinho português."



Up Magazine - TAP Portugal - Março 2017




sexta-feira, 17 de março de 2017

Simplesmente Didu Russo em reportagem pelo Dão

Partilho convosco o link de uma excelente reportagem pelo Dão efectuada pelo nosso amigo brasileiro Didu Russo. aquando da sua vinda a Portugal para o Simplesmente Vinho em Fevereiro.

http://www.didu.com.br/2017/03/simplesmente-vinho-2017-dao/

Podem ver neste posts videos onde o meu amigo Alvaro Castro apresenta as suas ideias sobre o Dão, a enologia e a viticultura na região. Faço o mesmo nos videos seguintes.

Espero que passem um bom momento.

Viva o Didu!