sábado, 4 de abril de 2015

A trasfega dos tintos de 2014

Na primeira semana de Março, aproveitei estar no Dão para "passar a limpo" as barricas dos tintos de 2014.

Esta operação, tambem chamada "trasfega", permite separar o vinho "limpo" das borras que se acumularam no fundo das barricas ao longos dos meses desde Outubro. Na altura tinha sido efectuada uma primeira passagem a limpo, depois de os vinhos estarem umas semanas em cubas inox e repousar depois da prensagem.

Esta nova passagem a limpo ocorre depois de a fermentação malolactica ter terminado.
Durante a malolactica, o vinho liberta gaz, CO2.
Esse gaz dissolve-se no vinho, mantendo particulas em suspensão.
Depois da "malo" terminada, essas particulas vão descer ao longo do tempo para o fundo das barricas, sob a influência da força da gravidade. Cria-se assim um deposito no fundo, as tais chamadas "borras".

Para me ajudar nesta operação pude contar com os meus familiares e o Luis, que desempenhou o papel de chefe de orquestra. E com grande mestria!
Foram todos de uma grande ajuda!

A passagem a limpo é uma operação em que estamos ao contacto do vinho. E uma experiência para mim emocionante, Os depositos abertos, com o vinho a circular e nos em cima dele, sentimos os aromas a ocuparem a atmosfera, estamos então como numa nuvem aromatica.
Repetindo a operação a cada barrica, com os vinhos das diferentes parcelas, vamos percebendo as caracteristicas de cada uma, a sua originalidade e personalidade. São momentos fantasticos!



Neste momento na boca os vinhos ainda tinham gaz disolvido. Ao longo das proximas semanas ira perdelo e assim a prova de boca sera mais franca.
No nariz, como disse foi emocionante, alguns momentos mesmo memoraveis. Lembro-me de sentir fruta brilhante, granito, ervas e matos pelo ar.

Estava um pouco com receio, pois 2014 foi um ano de vindima muito dificil por causa das chuvas de Setembro. Perdi então muitas uva, quase metade. Mas esta trasfega deu para verificar que o que se salvou é mesmo lindo. Ha obviamente vinhos melhores que outros. Esse conhecimento irei aprofunda-lo ao longo dos proximos meses.

Recomendo vivamente a todo o enofilo de um dia passar umas horas a fazer trasfegas. Tenho a certeza que irão adorar e que sairão dessa experiência enriquecidos.
Experimentem!

Sem comentários:

Enviar um comentário